Embora se reconheça que a boa saúde mental é fundamental para ultrapassar a pandemia COVID-19, sentimentos de tristeza, frustração, medo, ansiedade, preocupação, solidão, aborrecimento entre outros, poderão evidenciar-se ou agravar-se neste período pandémico.
Os Riscos Psicossociais com maior impacto na Saúde (física e mental) dos trabalhadores das diferentes organizações estão relacionados com as tarefas laborais; com a organização do trabalho; com a estrutura da organização, e outros como por exemplo dificuldade em conciliar os compromissos laborais e familiares. A existência destes ou de outros Riscos Psicossociais pode contribuir para o desenvolvimento de problemas de Saúde Psicológica no trabalho.
No sentido de reduzir a probabilidade de desenvolvimento de problemas de Saúde Psicológica, saiba que é natural sentir-se stressado, cansado, frustrado e sobrecarregado; tem de aceitar e compreender que a produtividade em regime de trabalho a partir de casa/ teletrabalho não é igual à produtividade em regime presencial. O importante é não se isolar, reforce o contacto com colegas e valorize o seu trabalho. E mais importante ainda respeite os momentos de pausa e a necessidade de autocuidado. Deixo algumas sugestões:
Sabia que estão disponibilizados um conjunto de atividades de cultura e desporto via on-line?
Por exemplo, pode pôr a sua leitura em dia sem sair de casa:
Biblioteca de acesso gratuito com milhares de livro em língua portuguesa https://bibliotronicaportuguesa.pt/ ou em https://books.google.com/
E se se sentir mais só, o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza uma linha de apoio psicológico, o número para onde deve ligar é o do SNS 24 – 808 24 24 24. Depois deve selecionar a opção 4 (aconselhamento psicológico).
Cláudia Carvalho (Assistente Social)
Fonte: https://www.dgs.pt/saude-ocupacional/documentos-so/casa-pdf.aspx